segunda-feira, 26 de julho de 2010

Direita? Esquerda? me perdi no meio do caminho

Vocês já se perguntaram porque a direita é tão forte??
Ela é forte porque é fato que todos os grupos da direita lutam e são a favor de um único objetivo: o capitalismo e ponto, único, manipulador, dominante. Sabemos disso e não conseguimos acabar com ele até hoje porque para derrotá-los criamos uma nova idéia de sociedade que é o socialismo, mas ainda não temos clara essa questão nas nossas cabeças e a cada dia nos fragmentamos mais e mais e mais. E o problema disso tudo é que nessa fragmentação, pra piorar, cada grupo diz ter uma idéia diferente de socialismo, um socialismo mais socialista que o outro, um querendo ser melhor que o outro ao invés de juntos construirmos uma teoria socialista real, ou qualquer outra, sólida, capaz de combater as raízes do Capital. Esquerda e direita são posições relativas. Mais uma idéia criada para separar e dividir a sociedade, mas enfim...Precisamos de uma teoria que atinja a todos assim como o capitalismo se implantou e conquistou os olhos e os bolsos de toda uma sociedade. Sim, digo TODA A SOCIEDADE. E o pior é que estamos perdendo forças: o consumismo exacerbado atinge mais a cada dia a classe baixa  que é a mais explorada e que deveria ser a primeira a se revoltar contra esses moldes, é a que se endivida mais e mais por uma sociedade em que o ter é mais importante que o ser se tornando uma massa alienada. Num mundo em que a moeda principal é um pedaço de papel, ou dinheiro virtual (que medo), um pequeno grupo socialista não sobrevive por muito tempo.
E o que fazemos? Ficamos disputando dentro da própria esquerda qual esquerda é mais esquerda, mais socialista ou mais comunista ao invés de nos unirmos pra derrotar a direita e seu CAPETALISMO. E já são tantas esquerdas que acabo me perdendo no meio do caminho, e ainda têm coragem de criticar quem assume a posição de ficar centro. Se a esquerda não se define, como saberei qual esquerda seguir?? Ou devo mesmo ir para a esquerda? há mesmo uma esquerda?
Sejamos racionais. Tem tantos partidos comunistas com tantas teorias comunistas que já nem sei mais o que é comunismo. Ou podemos dizer que todos eles falam a mesma coisa, porém com palavras diferentes em que o companheiro não compreende, ou finge não compreender por rivalidades partidárias.  Grupos estes onde o socialismo, a coletividade, a equidade estão só no discurso e a prática é zero! Um querendo furar o olho do outro priorizando os interesses pessoais... Bah!! “Numa época como a que atravessamos, pobre em ideologia, fraca em valores, as variantes como a busca do lucro fácil, a pressão da aparência, a globalização dos mercados, impelem que ter sucesso é uma prioridade vital da sociedade, onde o ter continua a prevalecer sobre o ser”(ROXO).
Sem mais para o momento.  As vezes sinto que perco meu tempo escrevendo isso, pois acabam sendo baboseiras ou servindo de piada aos olhos de quem não quer enxergar a própria alienação!
 

Carol Garcia
(26/07/2010)

Referência extraída de : Blog Surrealista
 texto de: José Maria Gellweiler Roxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário