quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O que é democracia?

Me perguntaram o que é democracia!?!! Em um país onde a democracia ainda não é plena e que temos que lutar por direitos básicos, é difícil responder... mas vou tentar!

Democracia é participação. Democracia não é só votar de 2 em 2 anos e sim participar ativamente da política (entendendo política como mais do que apenas eleição). É "quando todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis", nos conselhos, acompanhando as instâncias de poder, exigindo e participando de plebiscitos... Democracia é igualdade de acesso aos direitos constitucionais: habitação, saúde, educação, alimentação, assistência, transporte!


O Artigo 1º da nossa Constituição Federal de 1988, no parágrafo único, afirma que "TODO PODER EMANA DO POVO". Mas quando realmente o povo tem voz nesse país além de votar??  E mesmo assim votamos em quem aparece na mídia que na maioria esmagadora das vezes - 99% dos eleitos - são financiado por empresas. Então nem o sistema eleitoral é democrático. Se vamos pras ruas reivindicar alguma melhora, somos reprimidos na porrada! Vivemos uma falsa democracia! 

Porque? As pessoas não querem discutir política, e quando aparecem tentativas, mesmo que populares, são reprimidas pela própria população;

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. 
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht

A nossa ausência de participação na política do país tem tornado o sistema político cada vez menos democrático. Hoje é apenas representativa (elegemos os candidatos e só). Quantos plebiscitos o congresso organizou para consultar o povo se são a favou ou não de alguma privatização?? Ou quando nos consultou se estamos ou não satisfeitos com a saúde, com a educação?? Quem participa realmente dos orçamentos participativos?? O ultimo plebiscito organizado pelo congresso foi em 1993. E olha que isso ta na CF88...

Não to dizendo que vivemos em uma ditadura, pois muitos lutaram e morreram para termos algumas das liberdade que temos hoje. Mas ainda não vivemos em uma democracia plena. E para atingi-la temos que lutar, e uma alternativa são os plebiscitos de organização popular. 

Esse plebiscito é uma votação (consulta à população) para saber se as pessoas são à favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político (ou seja, assembléia onde pessoas serão eleitas exclusivamente para pensar e propor mudanças na constituição federal em pontos específicos que remetem ao sistema político como o sistema eleitoral, a mídia, o judiciário, os mecanismos de participação popular, das representações de negros, trabalhadores, mulheres, índios, jovens...).

Durante essa semana de 1 a 7 de setembro está ocorrendo votações em todo país com urnas em todos os estados e muitos municípios, escolas, igrejas, sindicatos. Participe você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário