sábado, 17 de julho de 2010

O que é isso meus Caros?

                O socialismo que está enraizado em teses de partidos políticos e não na cabeça e no coração dos estudantes, deve ser repensado. Partidos políticos são ferramentas e muitos grupos e estudantes absorvem a tese de seus grupos como sendo a única verdade e querem trazê-las para todos os espaços como se fosse uma verdade absoluta. Todas essas ferramentas são importantes e devem ser utilizadas enquanto parceiros. Não se pode usar uma única ferramenta pra tudo, pois cada problemática, cada realidade necessita de uma ferramenta diferente, específica.
O que acontece hoje é que a idéia de socialismo de desvinculou da idéia de luta contra o capital, e se tornou uma luta interna, esquerda contra esquerda...o que é isso meus caros?? A esquerda existe para se opor á direita e não para se opor a si própria. Os encontros do Movimento estudantil viram espaços de palestras, e rivalidades e não mais de deliberações, lutas, parcerias. Tornou-se fragmentado e fragmenta-se mais a cada dia e as partes não mais se juntam como se fosse um todo uniforme, uma única classe, mas se comportam como se fossem diferentes de mais para se encaixarem pois as ideologias partidárias são muito distintas,  como se não pudessem de forma alguma se juntarem. Chegamos ao ponto de julgar o coleguinha pelo partido político em que ele milita e não pelo que é ou sua capacidade crítica e vontade de aprender e pelo direito que ele tem de escolher a ferramenta que quiser. Pergunto de novo, o que é isso meus caros??
Perdemos a visão do que as entidades representam e personificamos esses espaçoes a ponto de alguém dizer que a “a grana é da atual gestão”, como se fosse do grupo,  que só eles pudessem usar o dinheiro, mas se esquecendo de que a grana é arrecadada da contribuição dos estudantes e assim possível de ser utilizada por quem dela precisar. É com essas atitudes que mostramos que a cada dia estamos fazendo na prática o que criticamos e nos tornamos mais distantes do socialismo por causa de nossas práticas individualistas, conservadoras que nos cegam. Apenas trocamos uma alienação por outra. Tolo o homem que pensa ter se desalienado por ter encontrado um grupo que se diz socialista. Reconhecer a própria alienação é o primeiro passo para se reconhecer os parceiros iniciar uma luta coletiva. Isso para que possamos mudar nosso quadro, pois é nisso que o Movimento estudantil, um movimento de grandes lutas , união e conquista , se tornou. Da coletividade ao individualismo. Das lutas ao sedentarismo ou comodismo. Da crítica à alienação... E é isso que faz o socialismo algo cada vez mais utópico. E me pergunto então: O que é isso meus caros? NO QUE NOS TORNAMOS? Pelo  QUE LUTAMOS? O QUE QUEREMOS DE FATO?

(Carol Garcia - 17/07/2010)

Um comentário:

  1. Ei Carol, sou a Pâmela do fc lembra?
    Então, vi o seu comentário hoje no blog do fc. O blog é escrito por qualquer pessoa que for do fc e estiver disponível ou afim de escrever, o que não ocorre com frequência, infelizmente. Eu não sou muito boa nisso, por isso quando escrevo (os últimos posts são meus) falo de coisas mais objetivas, como dos encontros.
    Você sabe né, ser do fc é igual ser paquita, uma vez paquita sempre paquita, ou seja, você sempre será do fc, por isso te convido a escrever sobre o tema que propos, pois só o seu depoimento já foi lindo, imagino o texto. Se for possível ficaria muito feliz. É só mandar para o meu email que eu posto o seu texto, com a sua assinatura e foto tudo bonitinho.
    Beijo e saudades!

    ResponderExcluir