quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A culpa é de quem??

Essa semana aconteceu uma palestra sobre meio ambiente , educação ambiental...na verdade um espaço para apresentar um projeto da minha universidade sobre a coleta seletiva. Porém o que se percebe mais uma vez é um projeto interessante mal divulgado por uma mazela da universidade que pouco se importou em fazer uma mobilização descente. Como sempre, isso só acontece em um meio privado quando se tem perspectiva de lucro. Nesse caso, tive que intervir e fazer uma fala que trouxesse isso, pois o que vimos foi, de um universo de 3.000 estudantes, uma plenária que contava com  cerca de menos de 50 estudantes...e quase no fim, haviam apenas 12 estudantes no local...  Temas e Palestrantes ruim ou metodologia ultrapassada e pouco atrativa???
Além do mais to cansada de ir nesses espaços e ver projetos limitados e que muitas vezes culpabilizam a sociedade por gastar água, desperdiçar energia, poluir o meio ambiente... que temos que economizar, fazer coleta seletiva, e bla bla bla...só mostrando imagens de sujeira e lixo em áreas pobes...mas num fazem o debate do modelo de sociedade que vivemos..uma sociedade CAPITALISTA de consumo exacerbado... uma indústria altamente poluente, com tecnologias que se renovam a cada segundo e torna o modelo antigo ultrapassado e vergonhoso... ter o novo é ser reconhecido...Que desgraça é essa??? Uma burguesia que vive trocando essa tecnologia, como quem troca de roupa e acabam  ditas “ ultrapassadas” num tempo assutadoramente preocupante a cada novo modelo de celular, computador...e o pobre que polui???
As empresas e industrias que criam essas tecnologias, despejam milhões de toneladas de poluentes nos solos, nas águas, no ar...e o pobre que polui??? Essas mesmas industrias que criam coisas cada vez mais descartáveis e incentivam o consumo o tempo inteiro em nome do lucro...e a culpa é de quem????
Culpabilizemos o sujeitos certos, lutemos por uma sociedade mais justa, igualitária, socialista! Façamos a revolução!

Um comentário:

  1. Adorei o texto, bem alusivo!!! Pena, que vivemos em uma sociedade que a esfera pública tem perdido cada vez mais seu ideal pela maldita forma do sitema organizacional politico, onde acabamos vivendo em um sistema unificado.. onde se valoriza o que se é fácil e agradável.. bem a luta se radicaliza assim em pensamento críticos como seu moça.. Adorei o ideal do blog e os textos é claro... neste o que vejo é falta de interesse mesmo como vc já havia mencionado. continue assim!!

    ResponderExcluir