terça-feira, 15 de junho de 2010

AOS ESTUDANTES

   Venho por meio deste fazer uma crítica, pois agora precisamos, enquanto estudantes, nos organizar e nos formar e informar políticamente e conhecer sobre os acontecimentos que nos dizem respeito, e fazer um belo trabalho de base com os estudantes para que não nos aconteça novamente como foi na última oficina da ABEPSS, onde por falta de verba nossa, pela "preguisse ou pão duragem" disfarçada por uma cara de paisagem da ABEPSS e pelos horários em que aconteceram a oficina, não permitiram a presença de membros das atuais gestões da ENESSO.
        Eu e Mayara (UFES), futura gestão da ENESSO R5, compomos a Mesa de PNE, , mas mesmo assim a atual gestão foi criticada por se ausentar deste debate. Na minha fala coloquei as dificuldades do MESS devido, inclusive, à falta de controle da ABEPSS pelo monte de instituições de ensino de Serviço Social que vem surgindo e alimentando o mercado da educação o que aumenta muito o nosso trabalho e dificulta que ocupemos todos espaços; a dificuldade de horários e critiquei a organização da ABEPSS frente ao evento, pois se fossem mesmo organizados, a plenária não estaria esvaziada como aconteceu.
    Ta na hora de andarmos com nossas próprias pernas e não ficar dependendo destes orgãos, inclusive financeiramente, para não mais sermos alvo de críticas desnecessárias e para sermos melhores profissionais que estes que ocupam as cadeiras dessas instituições, pois eles se esqueceram que um dia foram estudantes. Deviam repensar sobre seus atos pois, se preocupando e ajudando na construção do MESS, ao invés de só criticarem, estariam fazendo um trabalho de base que refletisse diretamente na profissão. É por essas e outras que as plenárias ficam esvaziadas de estudantes e, vergonhosamente, de profissionais em um evento em que se esperava a presença de pelo menos 400 profissionais, somente umas 100 pessoas  (dividido entre estudantes e profissionais) estavam presentes.
Criticaram a falta de organização do MESS por não ter estudante presente na mesa de discussão sobre ENAD, mas será que eles estão mesmo organizados pra nos criticar??

Sugiro que nos encontros parássemos com as diputas partidárias internas rídículas que só fragmentam o MESS, e comessássemos a traçar planos e estratégias para mostrar  a nossa voz e assim mostrar quem somos e que profissionais seremos para não cair no erro deles de que quando se tornaram profissionais pararam te tomar posição e passaram a ficar em cima do muro, ai fica essa educação de merda, uma profissão ausente, sem lutas, pois não levantam a voz nem se impões contra as coisas e problemas, ficam "apasiguando" conflitos e nem apioam os estudantes, e os movimentos sociais de fato....
Assim ta osso...
A formação que temos e a formação que queremos parece que depende de nós agora, pois percebi nesse último evento que são poucos os profissionais que lutarão ao nosso lado, ainda mais depois de ouvir da boca de uma das nossas "tias" da ABEPSS que "são os estudantes que tem que ir pra rua!" E os profissionais??? Se não estão na luta ao lado da classe, então creio que se tornam burgueses e fingem que estão do nosso lado, mas se aliaram à burguesia  assim estão contra nós!!!!!!!
A fala de nosso ilustre Florestan Fernandes se inverte agora e passamos a bola para que os profissionais decidam de que lado estão:
"Ou os profissionais (Assistentes Sociais, ABEPSS, CRESS, CFESS, e não só do Serviço Social, mas os profissionais de todo mundo)
se identificam com o destino dos estudantes,

com ele sofrendo a mesma luta,
ou se dissociam deles,
nesse caso, serão aliados dos que exploram o povo" e a educação...uahauhauahuhauauha
- Florestan Fernandes by Carol Garcia


um forte abraço revolucionário a todas e todos
e que possam refletir sobre que profissionais querem ser e se tornar quando formarem!

    Sonho que se sonha só
    é só um sonho que se sonha só.
    Mas sonho que se sonha junto é realidade. (Raul)



"A chave de tudo não está com os intelectuais mas com a capacidade histórica das classes trabalhadoras e da massa popular de concretizarem suas tarefas políticas."
- Florestan Fernandes


" Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta,
ou se dissociam do seu povo e,
nesse caso, serão aliados dos que exploram o povo"
- Florestan Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário