segunda-feira, 14 de junho de 2010

OS 7 PECADOS DA CAPITAL

Quando a noite desce, uma outra cidade acorda para o prazer e a LUXÙRIA. Mais de mil mulheres começam a vender seus corpos nas esquinas, pensões de quinta categoria, motéis e casas de massagem. neste momento a cidade está acordando para o sexo. mas quem chega mais perto pode sentir a dor e o desespero de quem não cometeu nenhum pecado, a não ser a falta de opção. O pecado de ter que sobreviver numa sociedade de exclusão, onde muitas vezes vigora a lei do mais forte.
Pais de família, homens fortes, mulheres universitárias na flor da idade, jovens cheios de idealismo. O cruel desemprego desconhece cara, idade, sexo e escolaridade. Nos dias de hoje, fica praticamente impossível cumprir a ordem dada por Deus, depois do pecado original:" do suor do teu rosto, comerás o teu pão". Suar o rosto, só mesmo revirando a cidade pelo avesso em busca do bendito fruto do trabalho. Quem tem PREGUIÇA são aqueles que não oferecem trabalho, dizem os desempregados em coro.
AVAREZA - esse sórdido e excessivo apego ao dinheiro - pode ser bem definida na ação de pelo menos dois grupos: os empresários que sonegam milhões em impostos, e as máfias, integradas por servidores públicos que produzem verdadeiros rombos nos cofres públicos da ordem dos milhões..
Está garantida na LDB, em seu artigo 89, mas ainda é um sonho distante da realidade dos pais e crianças de 0 a 6 anos. A educação infantil considera primordial para a construção de um cidadão consciente,político e ético é privilegio de quem pode pagar uma escola particular. O que a sociedade não entende são a SOBERBA, altivez e arrogância do poder público em todos os níveis que nem sequer justifica a sua omissão.
Especialmente no transito, a IRA está cada vez mais presente no dia-a-dia das cidades. Motoristas nervosos, pessoas desarvoradas atravessando as avenidas, buzinas ecoando, gente xingando. pedestres não tem a preferência e muitos ainda nem aprenderam a atravessar na faixa de maneira correta. para completar, após um dia inteiro de trabalho, aqueles que pegam ônibus sofrem o pão que o diabo amassou dentro dos coletivos lotados para voltar pra casa.
São comuns as cenas de pessoas catando comida na rua, vivendo sob viadutos ou se alimentando de cola e crack. favelas imensas dominam os morros. Os miseráveis são qualificados nas pesquisas: muitas famílias indigentes nas capitais, cuja renda não da nem pra alimentação. Não há como controlar a fome, que é pecado de toda humanidade. Para muitos moradores, no entanto, a GULA é por dignidade, cidadania e direitos humanos.
E ao cair de mais uma tarde, mesmo com toda dificuldade, o "pulso dos moradores da cidade persiste e pulsa", parodiando Titãs: Câncer, pneumonia, raiva, rubéola, tuberculose, anemia, rancor... o sangue corre pelos córregos fétidos que ajudam a "re-emergir" doenças quase erradicadas. Fica a INVEJA dos anos 70, quando Belo Horizonte não registrava casos de leptospirose, dengue e outros males. "Pecados" que a falta de investimento e descontinuidade de ações dos órgãos públicos alimentam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário