domingo, 30 de janeiro de 2011

A COPA QUE NINGUÉM VÊ!!

            Não estou aqui para bater na copa, muito pelo contrário...a copa do mundo é um momento festivo esperado por todos, principalmente aqui no Brasil, o país do futebol. Mas apesar da felicidade que este evento traz, há um lado B que é mascarado e que muita gente sente na pele, mas que é pouco divulgado pela mídia. É importante que se faça uma análise da conjuntura do país que irá sediar a copa, pois como, por exemplo, a África do Sul onde as pessoas que foram empregadas pras construções e reformas, até hoje estão aguardando para receber pelo trabalho realizado... Ou seja, para um país subdesenvolvido as conseqüências são mais negativas do que positivas pras classes baixas... e poucas pessoas, somente a “nata”, realmente lucra com isso.
            No Brasil não será diferente, e as conseqüências já estão batendo na porta de milhões de brasileiros que estão sendo despejados de suas casas para as construções nos centros das cidades, o mais conhecido como Medidas de Higienização.
             Comecemos a análise situando o cenário político atual que não é bom do ponto de vista que há várias legendas eleitorais, uma diversidade que de certa forma é uma fragmentação. Inclusive a articulação da esquerda, por esse e outros motivo não tem conseguido uma influência nas massas. O discurso dos políticos tem sido bastante administrativo, com pouca ou nenhuma abertura para o debate político, com criação de políticas repressoras no sentido de neutralizar a participação popular, as lutas, e assim vêem cooptando várias lideranças... Além do investimento em aparato policial que inibe mais ainda as ações e manifestações sociais. E o pior é que a população desorganizada e alienada vem legitimando esses processos e ações do Estado de forma muito natural.
            O governo neoliberal vem privatizando muitas coisas inclusive espaços públicos principalmente agora nas cidades que irão sediar a copa. Esse processo não é difícil pra um governo que domina e investe na mídia com publicidade e propaganda. E assim só aparece na mídia o que eles querem mostrar, distorcendo fatos e criminalizando os movimentos, maquiando a realidade (como aconteceu em uma ocupação do MST que foi televisionada e que a mídia enfatizou tanto a derrubada de pés de laranja, que  isso ficou sendo mais grave do que milhões de famílias morrendo de fome por não terem terra pra plantar...) e assim mantêm o povo alienado. “Eles não estão preocupados em desenvolver projetos para a população. Querem é fazer de conta que eles não existem”. Temos como exemplo as ocupações urbanas aqui de belo Horizonte/MG - uma das capitais que irão sediar a copa de 2014 – as Torres Gêmeas, que esse ano, coincidentemente alguns dias antes da inauguração de um shopping em frente, uma das torres incendiou-se misteriosamente e a polícia se aproveitou da situação para interditar o local, deixando muitas famílias desalojadas.
            Tem ainda o monopólio das empresas de serviços que são as grandes interessadas e que lucram com a esses mega-eventos como as mineradoras, construtoras e do setor imobiliário, que são as interessadas em despejar essas famílias das ocupações urbanas. Podemos utilizar mais exemplos de Belo Horizonte, que é o que eu vi e que pode ilustrar muito bem esse texto, como a Ocupação Recanto, que está em processo de negociação de despejo, porque no local será construído um viaduto que dará ligação ao estádio do Mineirão, e a ocupação Dandara que tem um historio parecido, de construtoras civis que tem interesse na construção de hotéis e coisas do tipo que trarão muito lucro com a copa. Só em Belo Horizonte, mais de 20.000 famílias poderão perder suas casas.
            Essas medidas de limpeza dos centros urbanos vem retirando também os catadores de material reciclável, moradores de Rua, tudo em prol do embelezamento das cidades para receber os turistas.... e se os grupos/ movimentos estão desorganizados, eles mal conseguem negociar uma indenização descente que condiz com a realidade. Isso ainda é um reflexo das políticas habitacionais frágeis (qual política que traz beneficio pro povo funciona integralmente bem??) e que por isso as famílias acabam sendo expulsas pra municípios vizinhos tornando ainda mais urgente essa situação que só disfarça a solução do problema, e torna a pobreza algo esquecido da memória dos que habitam os centros urbanos como se fosse um problema resolvido. Isso aumenta ainda mais as desigualdades sociais e também entre homens e mulheres trazendo conseqüências como a exploração do trabalho, que no caso da copa serão criados muitos, mas que são temporários; e a mercantilização desses seres humanos que se agrava com a indústria da pornografia, aumentando a prostituição de crianças e mulheres, um mercado altamente lucrativo. Esse triunfo do neoliberalismo traz  a desordem das estruturas sociais aumentando a criminalidade, a violência, a pobreza... 
E uma simples observação: como podem perceber não sou contra a copa do mundo acontecer aqui no Brasil, sou apenas contra a forma com que as coisas so feitas para que ela aconteça, e contra os priivilégios, porque quem você acha que vai ter grana pra poder ir ao estádio assistir aos jogos??? ou vc ainda tem esperança de que todos brasileiros terão a chance de assistir a um jogo?? É, Galvão vai continuar sendo sua companhia durante os jogos da nossa querida seleção brasileira de futebol.
Deixo então alguns questionamentos:  Quais os efeitos sociais desses mega-eventos? Até que ponto isso traz algum benefício, e pra quem?? Quais os impactos políticos, econômicos e culturais?? Quais as suas atitudes diante dessa copa que ninguém vê ????

2 comentários:

  1. Olá Carol
    primeiramente quero te dizzer que sou um trabalhador simples empregado em uma empresa como aux administrativo e ganho não mais de dois salários. Lutei e com todas as minhas forças e meu suor e consegui comprar um terreno para construir minha casa, que não esta acabada ainda. Posso dizer que meu suor esta aqui.

    Não concordo com suas afirmações.

    Minha casa é ao lado dessa invasão dandara. Voce já veio aqui? Sabia que 90% dos invasores possuem suas casas em outro lugar? Sabia que já estão vendendo seus barracos a outros desavisados?

    É muito fácil falar por detras de uma cadeira confortável. Concordo que a politica habitacional da PBH é lenta inclusive, o minha casa minha vida ainda não deslanchou mas está indo e essas invasões com seus lideres impondo a PBh para que desaproprie os terrenos vai contra isso tudo e contra todas as leis, do homem e de Deus. Invadir propriedades alheias é crime mesmo sendo públicas o que não é o caso da invasão dandara.

    ResponderExcluir
  2. Bom companheiro Joel,
    não sei se vc vai ler essa minha resposta.... mas eu num to simplesmente falando isso de traz de um cadeira confortável....eu acompanho algumas coisas do MST, inclusive já fiz estágio dentro de um assentamento no norte de MG e eu fiz minha opção de classe e sou a favor desse povo. Realmente eu não tive a oportunidade de conhecer a OCUPAÇÂO Dandara, mas durante o mes de janeiro eu estive reunida com as lideranças de lá e de vários movimentos de BH como as Brigadas Populares...eu num tirei isso do suvaco não.... pode até ser que muitos das pessoas dessas ocupações tenham casa em outros lugares, mas vc acha mais justo uma única empresa de construção civil tirá-los de lá e e lucrar milhões em cima disso do que deixar uma super terra dividida pra várias famílias??? ha um lado cruel do capitalismo que deve ser pensado, pq deixar milhões morrndo de fome, isso sim vai contra todas as leis do homem e de Deus....

    ResponderExcluir